H? 25 anos a Nintendo lan?ou, no Jap?o, um jogo muito ambicioso. Ele quebraria os paradigmas do meio e se tornaria uma das franquias mais populares da hist?ria. Esse jogo era The Legend of Zelda.
A primeira aventura de Link no Nintendinho pode parecer ?tosca? para quem nasceu com o DualShock na m?o, mas ela foi o Oblivion de sua ?poca. Com um grande cen?rio cont?nuo e interconectado e calabou?os gigantescos (principalmente em compara??o com o que se fazia na ?poca), foi o primeiro cartucho do NES que precisou ter uma bateria para saves nos Estados Unidos. A vers?o japonesa foi lan?ada em disquete para o Disk System, o que j? permitia gravar o progresso.
E n?o foi s? em escala que o Zelda original revolucionou: foi tamb?m em sua abordagem de game design. Diferente da maioria dos jogos, o progresso do jogo era quase totalmente aberto. Para o bem ou para o mal, n?o havia nenhum ?trilho? para guiar o jogador. Era poss?vel explorar o cen?rio como voc? quisesse, fazer as ?dungeons? em qualquer ordem e se perder terrivelmente durante esse processo todo ? sem nenhum mapa ?online? para orientar. Pelo menos, ainda que voc? errasse o caminho, podia continuar ouvindo um dos temas musicais mais memor?veis da hist?ria dos games.
Incluindo a edi??o original, que foi um dos t?tulos do lan?amento do Famicom Disk System em 1986, a Nintendo lan?ou 14 Zeldas ??nicos?, sem contar os remakes, para o NES, o Game Boy, o Super Nintendo, o Nintendo 64, o Game Boy Advance, o GameCube, o DS e o Wii. Com exce??o do Virtual Boy, foi pelo menos um Link para cada plataforma da Nintendo. Contar ou n?o a vers?o lan?ada para o Game & Watch e os epis?dios do CD-i ? uma decis?o que parte do cora??o de cada um. O d?cimo quinto epis?dio ?verdadeiro? da s?rie, Skyward Sword, chegar? ao Wii ainda em 2011.
Mas de todos esses, o que ? normalmente considerado o melhor da s?rie ? e, dizem alguns, o melhor jogo de todos os tempos ? ? Ocarina of Time, para o Nintendo 64. O primeiro Legend of Zelda poligonal chegou ?s lojas em 21 de novembro de 1998 e representou a base de quase tudo que foi feito com a s?rie de l? para c?, mas nunca perdendo o contato com suas origens. Os mesmos campos e calabou?os cresceram em tamanho em complexidade, os segredos se multiplicaram, a hist?ria ficou mais bem trabalhada, e com isso vieram mec?nicas usadas at? hoje, como travar a mira em um s? alvo e comandos contextuais.
Ocarina tamb?m come?ou a unificar a mitologia da s?rie. A lenda da cria??o do mundo, por exemplo, foi explicada em mais detalhes e incorporada como um elemento constante da trama. Com isso tamb?m come?aram as confus?es sobre a cronologia. Qual jogo vem depois de qual? Existem uma, duas ou tr?s linhas do tempo? As refer?ncias entre os games s?o s? refer?ncias, ou querem dizer algo a mais? Os f?s especulam, e a Nintendo, por enquanto, s? se diverte com a curiosidade e a inventividade dos seus seguidores.
Apesar de Mario ser a cara da Nintendo, Link ?, de muitas formas, a sua espinha dorsal. E estrela de uma s?rie que, n?o importa o que esteja acontecendo no resto da empresa, com os consoles, com as franquias com o mercado, sempre ? certeza de experi?ncias ?picas e memor?veis. O meu primeiro jogo de Super Nintendo, que ganhei dos meus pais no Natal de 1992, foi A Link to the Past ? e esse continua sendo um dos meus Zeldas favoritos, e um dos meus jogos favoritos tamb?m.
Ent?o vamos abrir champanhes e lembrar os melhores momentos desses 25 anos, porque Link, o garoto da t?nica verde, com certeza merece.
E para comemorar essa data, foi produzida uma pintura MARAVILHOSA por um artista conhecido como AG+, contendo os personagens da s?rie!
Essa ? a imagem MAIS LINDA QUE EU J? VI!!!
Cliquem nela para verem uma lista interativa com os nomes de todo mundo, e para ter acesso uma vers?o ENORME da imagem!
Fonte: Kotaku

Leo

Cancer